massa mole o que fazer?

OLÁ
No vídeo 6 do meu canal no You Tube,(Tinisa Teixeira Cerâmica Plástica )
ensino a como enrijecer a cerâmica plástica quando está 
mole e grudenta com efeito "chiclete"

assista clicanco aqui


O que é o CAULIM  e como é usado na indústria

             Caulim é uma rocha de granulometria fina, constituída de material argiloso, normalmente com baixo teor de ferro, de cor branca ou quase branca (Grim, 1958).

COMO PROMOVE RESISTÊNCIA E DUREZA AO PVC( principal matéria prima da CERÂMICA PLÁSTICA)
 é muito usado na indústria automobilistica dando resistência e durabilidade as peças plásticas.


FONTE DA MATÉRIA:Para ler o restante do texto acesse o site :
mineralis.gov.com.br e coloque na busca o nome do livro:
 "Rochas e minerais industriais: usos e especificações"

                    Existem mais de 500 tipos de plástico para as mais diversas aplicações. As cargas minerais são usadas em mais de vinte tipos de plástico. 
             No entanto, apenas quatro tipos (polipropileno-PP; poliamida-PA; poliester termoplástico-TPES e cloreto de polivinil-PVC) alcançam 90% do consumo das cargas minerais. 

            O caulim é usado, principalmente, em nylon, poliolefinas, poliuretano, PVC, polietileno insaturado e poliester termoplástico (Odriscoll,1993). 

                    A função do caulim na manufatura do plástico é prover um acabamento liso, ocultar as fibras, reduzir a contração e a fratura durante a composição e moldagem do polímero, proteger contra a corrosão química, fornecer estabilidade dimensional e o fissuramento durante a cura. 

           O caulim também é usado como modificador reológico e como carga funcional, sendo capaz de melhorar as propriedades mecânicas, elétricas e térmicas do polímero. 

Os caulins convencionais são utilizados na produção de resinas de poliéster insaturadas, de forma a reduzir a contração e melhorar a qualidade da superfície. 

Ocasionalmente, os caulins mais finos são misturados ao GCC (carbonato de cálcio natural moído) para ajustar as propriedades reológicas do PVC e de alguns selantes (Omya, 2004).

Para ler o restante do texto acesse o site :
mineralis.gov.com.br e coloque na busca o nome do livro:
 "Rochas e minerais industriais: usos e especificações"