Dúvidas sobre polymer clay

Esta página é para perguntas frequentes sobre o polymer clay, caso tenha alguma dúvida envie por e mail para aulanoduo@gmail.com
colocarei aqui sua pergunta com a resposta.

PERGUNTAS FREQUENTES:

01- Minha massa  PVClay está seca, esfarelando, o que devo fazer? 
Coloque óleo Johnson ou óleo de amêndoas de gota em gota( é de gota em gota mesmo, não exagere) e sove até melhorar a liga da massa.

02- Minha massa PVClay está mole demais, o que devo fazer?
Sove a massa, abra com o rolinho e acrescente de pouco em pouco o CAULIM, sove-a novamente e repita até chegar a consistência desejada. Este processo é bem rápido com a máquina elétrica , no rolinho é necessário sovar bem para misturar o pó completamente.

03- Quero tingir o gel?
Use giz pastel seco (giz pastel a óleo pode dar reação). Rale o giz  em um ralador de queijo e amasse os pedacinhos com uma espátula até o pó ficar bem fininho, vá acrescentando o gel e misturando. Guarde o que não usar em um potinho, o gel só endurece se for ao forno.

04- Posso voltar com a peça ao forno após cozida?
Sua peça pode ir ao forno várias vezes após cozida, desde que na temperatura igual ou inferior a qual foi cozida pela primeira vez.

05- Minha peça ficou torta, empenada e agora?
Coloque-a em água fervente(com o fogo já desligado) por 5 minutos, retire e coloque um peso em cima até esfriar.

06- Minha peça está quebrando e agora?
Sua peça só quebra se estiver crua, o calor precisa chegar no interior da peça na mesma temperatura que chega externamente, aumente a temperatura conforme a tabela de cozimento, faça testes com espessuras antes de cozinhar sua peça final.

07- Quero tirar o efeito plástico da peça e dar um acabamento aveludado, o que uso?
Use bicarbonato de sódio, verifique se seu bicarbonato está bem fininho, passe em uma peneira e retire pedaços maiores que podem arranhar a peça.